Mais do que um simples desequilíbrio: Conheça os diferentes tipos de disbiose.

O desequilíbrio da microbiota intestinal, conhecido como disbiose, vai muito além de uma simples alteração. Muitas vezes, ela é a causa raiz de diversos sintomas, mas não aparece de maneira clara em exames comuns. Você pode até ter tentado tratar com probióticos e não ter tido sucesso, certo? Isso ocorre porque nem toda disbiose é igual!

Existem diferentes tipos de disbiose, e cada uma delas tem características específicas. Vamos conhecer os tipos mais comuns:

  • SIBO (Supercrescimento bacteriano no intestino delgado): Ocorre quando há um crescimento exagerado de bactérias no intestino delgado, causando inchaço, gases, diarreia e dificultando a absorção de nutrientes, como a vitamina B12.
  • SIFO (Supercrescimento fúngico no intestino delgado): Nesse caso, o aumento de fungos, como a Candida, no intestino delgado provoca sintomas como inchaço, gases e fadiga.
  • IMO (Supercrescimento de organismos produtores de metano no intestino delgado): Esse desequilíbrio é causado pelo excesso de bactérias produtoras de metano, levando à constipação e desconforto abdominal frequente.
  • LIBO (Supercrescimento bacteriano no intestino grosso): O aumento descontrolado de bactérias no intestino grosso gera distensão abdominal e gases.

Esses desequilíbrios afetam a barreira intestinal, aumentando sua permeabilidade e podendo causar diversas intolerâncias alimentares, como:

  • Intolerância à Histamina – presente em queijos, vinho, banana e abacate.
  • Intolerância ao Glúten não celíaca.
  • Intolerância a FODMAPs – oligo, mono/dissacarídeos e polióis fermentáveis.
  • Intolerância a oxalatos – encontrados em espinafre, oleaginosas e chocolate.
  • Intolerância a compostos sulfurados – presentes em couve-flor, brócolis, alho e cebola.

Se você já tentou diversos tratamentos sem sucesso, a causa pode estar no desequilíbrio da microbiota intestinal. O tratamento eficaz é aquele que leva em consideração a individualidade do seu desequilíbrio. Por isso, ao tratar a disbiose, é essencial buscar uma abordagem personalizada para restaurar o equilíbrio do seu sistema digestivo e melhorar sua saúde geral.

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Dra. Vitória D’Avila

Abordagem mais completa e personalizada para a sua saúde

Investir em sua saúde é o melhor presente que você pode dar a si mesmo. A consulta em medicina preventiva é o primeiro passo para uma vida mais saudável e plena.

Blog

Medicina Funcional Integrativa

Caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico e automedicação

×